1939 a
1944 - Era de Ouro - 2ª Fase
A segunda fase da Era de
Ouro se caracteriza pelo amadurecimento da produção da geração da década de 30,
que iria entrar nos anos 40 em sua melhor forma, e com a chegada de outros
artistas que iriam engrossar ainda mais o casting das gravadoras e rádios. Como
reflexo do culto à voz, que já se desenvolvia no Brasil desde o fim da década de 20,
surgem mais nomes que se tornaram mitos da MPB, como Carmen Costa, Heleninha
Costa, Isaura Garcia, Ademilde Fonseca, Carmélia Alves, e as rivais Marlene e
Emilinha Borba, todas com carreiras que se estenderam por mais de duas décadas.
Devido ao acontecimento da II Guerra Mundial, apesar da produção musical ter
sido forte, sendo a música uma válvula de escape da população, o clima de
apreensão que existia no ar, atrelado ao racionamento de matéria prima, em
comparação à Década de 30, acarretou numa retração na quantidade de música
gravada e lançamento de artistas. O fim da guerra coincide também com o declínio
dos artistas da década de 30, quando as fórmulas utilizadas por toda a geração
de compositores e intérpretes começa a se esgotar, possibilitando uma nova fase
de transição a seguir, na qual os destaques seriam as ondas do baião e do
samba-canção.
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